Ferran Adriá, o inovador ?

E ai galera? Tudo bom com vocês ?  Bom, vou falar um pouco pra vocês nesse post sobre um dos maiores Chefs de Cozinha do mundo, Ferran Adriá, vamos saber como ele começou, o que faz atualmente, etc.

Ferran Adriá nasceu no dia 14 de maio de 1962 no L’Hospitalet de Llobregat (arredores de Barcelona), na Espanha.

Adriá começou sua carreira culinária em 1980, precisando de dinheiro para passar as férias em Ibiza ele conseguiu um emprego de lavador de pratos no hotel Playafels em Ibiza, foi seu primeiro contato com a gastronomia, mais tarde o Chef da Cozinha lhe ensinou as técnicas da tradicional culinária espanhola. Mais tarde Adriá retorna a Barcelona trabalhando em vários restaurantes até conseguir um emprego que foi muito comemorado no Finisterre. Adriá deixou o Finisterre para cumprir o Serviço Militar na Marinha Espanhola, ele era membro da equipe do capitão-general da cozinha e finalmente foi responsável pela cozinha, pela primeira vez na vida.

Em 1983 Ferran deixou o serviço militar e teve uma oportunidade no até então desconhecido El Bulli (está localizado na pequena cidade de Roses, na costa da Catalunha, cerca de duas horas ao norte de Barcelona, no final de uma estreita, sinuosa estrada de montanha.) Hoje o El Bulli possui 3 estrelas no guia Michelin e é o melhor classificado restaurante do mundo pela revista Restaurant.

El Bulli

No final dos anos 1980, Adriá começou a realizar experimentos na cozinha, que mudariam para sempre a posição do El Bulli na história da gastronomia. Essas experiências são associadas a Gastronomia Molecular, que é a aplicação da ciência para práticas culinárias e os fenômenos da cozinha. Suas criações são projetadas para surpreender e encantar seus convidados, mas a importância do sabor é sempre o objetivo final.

Sopa sólida de letras, uma das criações de Adriá

Sua mais conhecida criação é uma “espuma de culinária”, que é utilizada por chefs de todo o mundo (inclusive Alex Atala). A espuma culinária é formada por sabores naturais (doce ou salgado) misturados com um agente gelificante natural. A mistura é colocada dentro de uma garrafa de chantilly, onde reage com o óxido nitroso e é transformada em uma espuma (assim com o chantilly.)

Caipirinha de Nitrogênio

O El Bulli funciona seis meses por ano (de 28 de março a 30 de setembro) com 58 pessoas trabalhando para atender, a cada noite, apenas a 50 comensais que, em geral, fizeram suas reservas com um ano de antecedência ou mais, já que Adrià passa os outros seis meses do ano aperfeiçoando receitas em seu laboratório/oficina, ‘El Taller’, em Barcelona.

Ravioli Molecular

Ferran Adrià esteve no Brasil em novembro de 2009, para participar do evento Mesa Tendências, organizado pela revista “Prazeres da Mesa”, no campus Santo Amaro do Senac, em São Paulo. Junto com ele uma delegação de grandes chefs espanhóis também participaram do evento, como Juan Mari Arzak – o primeiro a receber a cotação máxima (três estrelas) do guia “Michelin”.

Biscoito de Arroz e Parmesão

Ferran Adria tem sido chamado de o maior chef do mundo. Não sei se diria o melhor ,porém um dos mais criativos sem dúvida alguma. A Revista Gourmet têm se referido a Ferran como o “Salvador Dali da cozinha”

Espero que tenham gostado do post, e possam ter conhecido um pouco do que seja talvez a pessoa mais inovadora que já passou por uma cozinha, nos próximos posts falarei um pouco mais da cozinha molecular que é tendência nos restaurantes do mundo todo, um abraço a todos, até a próxima !

Luis Paulo Carminatti.

EL BULLI.

Cala Montjoi, a 6 km de Roses (Girona)

Fone:34 972 150 457

Preço: média de US$ 100 (menu degustação)

www.elbulli.com

Imagens: google.

Anúncios

8 respostas para “Ferran Adriá, o inovador ?

  • Sara

    Nossa, ele é demais msmo, adorei a história, eu tbm queria trabalhar pra torrar em Ibiza rsrs, mais ele é super conhecido no mundo todo msmo, o tempo que fiquei la na Australia, via muitas revistas de gastronomia com ele na capa, outro belo texto Luis ;D

  • Caah

    GOOOSTEI DA SOPINHA ROSA *-* eheiheiue

  • Vivi

    Nossa, eu li uma matéria sobre ele esses dias, achei incrível, parabéns pelo Blog, e você escreve super Luis =D
    Muito boa sorte pra vocês !!
    Beijãoo

  • Felipe S Moreno

    Adriá sem duvidas é um dos melhores, no tempo oque eu estive na espanha, aprendi muito com as técnicas dele, mas não foi isso que me encantou na maneira dele fazer seus pratos.
    Oque sim eu gostei foi da forma que ele vai as compras. Nao é uma compra norma, dura de uma semana a vario anos.
    Adriá é o tipo de cara que sobe as montanhas da catalunha para comprar apenas alguns ramos de rucula, e nao seria uma verdura qualquer, ele espera a epoca exata do ano, quando a brisa do mar mediterraneo começa a soprar bem humida, entao ele sabe sem duvidas q o vegetal daquela horta esta perfeito, isso nao acontece em qualquer lugar do mundo, exista brisa ou nao.
    Ele faz o acompanhamento desde o ponto zero do alimento até o prato de sua preparação, seja o alimento animal, vegetal etc etc.
    Muitas vezes vi ele sair do pais apenas para comprar pequenas gramas de um especiaria do lugar, isso sem deixar de acompanhar o desenvolvimento, sempre provando.
    E foi esse fator que me fez gostar e poder ter visitado esse restaurante em uma visita que fiz a Barcelona
    El bulli nao é só um restaurante, é toda uma cultura gastronômica hj em dia, assim como Adriá é para os novos cheff que vão aparecendo.

  • Marina

    mas esse blog oferece, além de tudo, muuuita cultura! hahaha.. parabéns, Lu! tá tudo muito legal =)
    beijos!

  • RicardoTedeschi

    Pow legal a história desse cara ai. Impressionante como os dons de cada pessoa tem um momento certo para acontecer neah…Pow o cara só queria dinheiro pra torrar em Ibiza…uAHEUIaheuiAEHIUaheiuAEHIUheiH

    Fenomenal…

    Mano, já pensou em começar a mandar essas suas matérias a alguma revista especializada? tirando que tu tá fazendo pós e tal, pode interessar pros caras…
    ;D

  • Laura

    ops eu mandei sem quere e nao acabei de escreve.. haha
    continuando..
    alem de ter que reservar um tempããão antes, é suuuuuuper caro… mas deve valer muito a pena.. as pessoas q estavam comigo viajando ja tinham ido la no aniversario de casamento deles.. e falaram q foi a melhor janta da vida deles!
    🙂

  • Laura

    Ferran Adria é o melhor 🙂
    eu fui na praia q fica esse restaurante.. la é lindo, fica numa montanha e pra chegar la é exatamente uma estrada sinuosa com uma vista maravilhosa e um mar azul.. eu tenho fotos!
    vontade de comer la não faltava né.. mas além de ter q

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: