Sais do mundo a fora !

Olá galera vim aqui falar um pouco para vocês sobre sal, pois é sobre sal mesmo, um ingrediente que parece tão simples, mas é muito complexo por seus diversos tipos, classificações e aromas especiais, então vamos falar um pouco sobre eles:

Flor de sal – São sais marinhos ou de minas não refinados e as vezes possui uma certa coloração referente aos minerais absorvidos durante sua extração.

Sal havaiano – é um sal não refinado que obtém sua coloração de uma argila havaiana chamada ‘Alaea rica em dióxido de ferro.

Sal kosher – é um sal processados em cristais menores e muito utilizado por profissionais de cozinha por fácil utilização.

Sal de pretzel – é um sal grosso opaco utilizado na preparação de pretzel, bolachas com sal por cima.

Sal grosso – Sal grosso, por exemplo: porque devemos usá-lo no churrasco ao invés do sal refinado, o sal grosso tem uma propriedade muito interessante que é a de deixar a carne mais úmida e também não salgar tanto o alimento.

Sal refinado – é o sal do nosso dia a dia o sal de cozinha.

Sal de bambu – um dos mais interessantes, é extraído assando o sal marinho com uma lama amarela em cilindros de bambu. O sal absorve os minerais do bambu e dessa lama que por sua vez libera o sal de suas impurezas.

Sal negro – de negro não só tem o nome, mas possui um forte sabor e cheiro de enxofre. Insumo provido da Índia.

Sal defumado – O francês fumée de sel, feito com cristais de flor de sal, “nata” que se forma na superfície das salinas, está entre os mais cobiçados. Os sais são defumados lentamente, em fumaça fria resultante da queima de ripas de barris de carvalho usados no envelhecimento de vinho chardonnay. Nuanças da bebida se impregnam nos cristais. Existe também o sal defumado dinamarquês, feito segundo a tradição viking. Após a evaporação da água do mar, o sal é secado em recipiente aberto sobre fogueira fumacenta feita com galhos de madeiras aromáticas como carvalho e cerejeira.

O sal é um tempero praticamente universal que esta em todas as cozinhas do mundo, usado ate em doces, ou, por exemplo, para se fazer remédios, o sal é essencial para a vida humana.

Usado na antiguidade e ate hoje como conservante para carnes de caça, mantinha por um bom tempo os alimentos sem deixar que eles estragassem pois retirava toda a água da carne, sem água os microorganismos não vivem e o alimento fica conservado.

Pronto galera é isso ai, ai tem um pouco do que é o sal esse tempero essencial para a nossa vida, este é meu primeiro post de muitos com certeza, agradeço a todos pelas visitas ao blog e não exagerem no sal porque ataca o coração haha.

Filipe Bacar de Goes.

Anúncios

11 respostas para “Sais do mundo a fora !

  • isabela

    Onde encontramos o sal de pretzel para comprar?

  • Tassia

    Não sabia que existia tantas variedades de sal assim oO
    Bom saber ..muito legal!
    beijo

  • Rodrigo Tomazela

    E o Ajinomoto? É uma espécie de sal ou não?

    • gastronomiacontemporanea

      AJI-NO-MOTO®
      Pode ser usado em sopas, molhos, legumes, verduras, carnes e outras preparações do dia-a-dia, pois não altera cor e não salga.

      O AJI-NO-MOTO® é fabricado com matéria-prima natural, como a cana de açúcar através do processo de fermentação, similar ao utilizado na fabricação de pão, cerveja e queijo.

      O que é

      Conhecemos 4 gostos básicos: doce, salgado, amargo e azedo. Porém, há mais de 100 anos, o cientista japonês Kikunae Ikeda descobriu um quinto gosto básico: o UMAMI, que foi reconhecido cientificamente na década de 80. Ou seja, o UMAMI é um gosto como os outros.

      Temos alguns alimentos onde a presença do UMAMI é mais acentuada, como no queijo parmesão, tomate, carnes vermelhas, peixes, entre outros. E o realçador de sabor AJI-NO-MOTO® proporciona este gosto UMAMI nos alimentos.

  • Sophia

    Huum, eu vi esse sal defumado, e o negro la na França, comi um peixe que era temperado com um deles, e o outro comi com faisão, só não lembro qual com qual rsrs, gostei do post, beijos a todos xD

  • Laís Russo

    Mto Bomm!!! interessante esses tipos de sal!! 😀

    Parabéns pelo trabalho!! 🙂

  • Marina

    pra mim só existia um tipo de sal! hahaha..olha como eu tô sabendo! mas como disseram aí em cima, quem diria que o sal daria um post assim? rs
    Beijos

  • Ana Flávia

    Muito criativo o post hehehe
    Não sabia que existiam tantos tipos… Sal com cheiro de enxofre oO
    O blog continua ótimo ;*

  • Sara

    Novos colunistas toda semana agora ? rsrs só falta o Sr. Vitor agora dar as caras por aqui rsrs, muito legais os sais (rimou (H)rsrs) parabéns pelo post ;D

  • Vivi

    Sal ? Quem diria que isso ia dar um Post em? haha, super legal, adorei, um beijo e continuem assim ;D

  • Nayara Caron

    Adoorei saber o poder do sal grosso, uso muito ele aqui nos churrasco
    beeijo luis
    :*

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: