Chocolate (bom) custa caro !

E ai pessoal tudo bom ? Passaram bem o final de semana com a Margarita ? Espero que sim haha.

Li uma matéria muito interessante sobre a implantação do chocolate DOC (que significa denominação de origem controlada, sigla muito usada e conhecida no mundo do vinho) no mercado brasileiro.

A matéria fala sobre a relação preço x qualidade e menciona algumas “grifes” do chocolate, vejamos a matéria:

Até pouco tempo atrás, o adocicado chocolate ao leite ganhava fácil a disputa pela preferência dos paulistanos na época da Páscoa. A batalha começou a ficar acirrada há cerca de quatro anos, quando butiques artesanais passaram a oferecer variedades premium mais amargas. Tornou-se relativamente comum observar nas vitrines opções chamadas “de origem controlada”, produzidas com cacau de países como Equador, Madagáscar e Venezuela. Agora, a novidade são os ovos feitos com matéria-prima nacional de qualidade superior. Não se trata de um produto barato. Um quilo chega a custar mais de 400 reais, enquanto uma marca popular sai por menos de um décimo desse valor. Por trás do abismo de preços, há uma série de cuidados que fazem valer a pena o dinheiro gasto.

Considerada uma das melhores do mundo, a francesa Valrhona decidiu entrar nesse segmento e lançou em setembro o macaé, um amargo com 62% de cacau baiano. “O projeto é antigo, mas foram necessários sete anos de acompanhamento nas plantações para nos certificarmos da saúde dos frutos”, afirma o representante da grife no Brasil, Fábio Bonchristiano. Ele se refere principalmente à vassoura-de-bruxa, praga responsável por devastar fazendas brasileiras no início dos anos 90.

Hoje, a maioria dos bombons e barras feitos aqui ainda usa esses frutos doentes e disfarça seu paladar desagradável com essências. No mundo gourmet, essa é uma prática inaceitável. Depois de colhidos os frutos e selecionadas as amêndoas encontradas em seu interior, elas embarcam para a matriz na França e são trabalhadas pelo chamado mestre-torrefador. Cabe a esse profissional extrair os taninos marcantes. Na etapa seguinte, acrescentam-se ingredientes como açúcar e, em alguns casos, leite. Só então a massa estará pronta. Para a Páscoa, o macaé foi usado por compor um ovo de 300 gramas ao preço de 145 reais. Achou caro? “O brasileiro tem uma noção ilusória de quanto custa um chocolate porque nunca teve um padrão razoável de comparação”, afirma Fábio Bonchristiano. “Estamos mudando a referência de paladar do público.”

Plantação em Itacaré, na Bahia: a produção de cacau fino brasileiro é de 360 toneladas por ano

Não só as empresas estrangeiras, entretanto, estão apostando no cacau brasileiro. O empresário baiano Diego Badaró está à frente da Amma, marca lançada em março de 2010 cuja linha traz tabletes nas concentrações 30%, 45%, 50%, 60%, 75% e 85%. Suas fazendas ficam na região de Itacaré (BA) e produzem em torno de 60 toneladas do fruto por ano, quantidade baixa se comparada à safra de 155.000 toneladas de todo o estado no ano passado. “Estou focado em organizar um cultivo orgânico”, diz ele. O chocolate resultante pode ser encontrado, entre outras butiques, na Chocolat des Arts. Quem comprar o ovo orgânico lá poderá plantar uma semente oferecida pela loja num vasinho, que, depois, será levado para uma das fazendas da Amma. “Com ações como essa, meu sonho é replantar 100.000 hectares em vinte anos”, completa Badaró.

 

Ovo de páscoa orgânico AMMA 250g por R$ 69,90

No caso da Chocolat du Jour, de Claudia e Patricia Landmann, os frutos são trazidos do sul da Bahia e processados em São Paulo para dar origem ao pratigi. “Inicialmente, os clientes resistiam a acreditar na qualidade, só por ser nacional”, conta Patricia. “Mas, depois de degustá-lo, tudo muda.” A professora de confeitaria do Centro Universitário Senac Samara Trevisan Coelho dá dicas para ajudar a reconhecer um bom chocolate. “Observe o brilho, quebre um pedacinho para testar sua resistência, sinta o aroma de cacau e o sabor”, ensina. “Evite versões preparadas com gorduras mais baratas e menos saborosas no lugar da manteiga de cacau.” Nesse caso, vale procurar o selo verde-amarelo de origem controlada, uma garantia de qualidade.

Ovo, Choco Berry, feito com chocolate noir e essência suave de morango, recheado com morango seco coberto de chocolate, 300 g, R$ 119

E ai, o que acharam dos preços ? Altos ? Justos pela qualidade ? Baixos (hahaha) ? Deixem suas opiniões e comentários sobre essa nova onda de Chocolate Gourmet !!

Espero que tenham gostado da matéria, vou tentar postar ainda essa semana algumas opções de ovos para saborear nessas páscoa, até a próxima galera !!  0/

Fonte: Revista Veja São Paulo, Matéria de Helena Galante.

Luis Paulo Carminatti

Anúncios

13 respostas para “Chocolate (bom) custa caro !

  • Ana Flávia

    Ah amei o post! Ainda mais ultimamente que estou uma chocólatra hahaha
    E se o chocolate for bom mesmo, vale a pena gastar mais 😀
    Beeijos

  • Laís Russo

    Hummmmm!! eu amo chocolate!! 😀

    eu não achei os preços mto baratos, mas pensando na qualidade que eles podem oferecer EU acho q vale a pena sim!! 😀
    pArabéns pelo post!!

  • Tassia

    Muito Bom!!
    adorei muito ..beijo

  • Zaratin

    Luis mto bom seu post velho!!!

    Mais a história do ovo de Páscoa é assim:
    Era uma vez um necessitado coelinho branquinho que vivia em uma gaiola na casa de umas pessoas nobres. Lá ele não podia fazer nada, a não ser brincar com uma bolinha de pelos que seus donos deram à ele. O Coelhinho já entediado com aquela vida monótona que ele vivia sempre, resolveu dar uma fugidinha, Então foi atrás de alguma distração… Até que ele avistou ali em seu território uma galinha ( que por sinal era muito safadinha ). E como era de se esperar o coelinho nada bobo, seguiu seu instinto de pegador nato e mandou ver na galinha safadinha! rsrsrsrs
    É isso galera, agora vocês já sabem como surgiu esse tal de ovo da páscoa tão famoso e adorado por muitos.

  • Priscila

    ADoooorei o post, mesmo que eu não seja muitooo fã de chocolate, vendo assim dá até vontade de comer um chocolate desses ver se é tudo isso mesmo. 😛
    Um dia terei coragem de comprar um chocolate caro assim só pra ver se é perceptível mesmo essa mudança de qualidade! Mas só pelo trabalho, com certeza vale a pena!
    Enquanto o bolso não ajuda, continuo nos baratinhos hahahaa

  • Marina

    Com a Páscoa chegando, existe post melhor? hahaha.. super legal, viu?! E eu amo chocolate, como todas as outras coisas que vocês já abordaram aqui..
    Como sempre, muito legal o blog!
    Beijos!

  • Sophia

    HUUUUUUMMMMMMMM que delícia Luis, esses chocolates da du Jour são ótimooos, eu to com uma barra de gianduia aqui, é muitoo boom *__*

    Adorei o Post, e não acho caro não, pela qualidade que tem vale cada centavo ;D

  • Fatima de Almeida

    Preço é relativo,o que é caro para alguns.é barato para outros.Portanto o que vale é o sabor,o momento.ou seja,o prazer não tem preço.Adorei a matéria,parabens.

  • Jesebel Marchione

    Huuum, devem ser deliciosos *___*

    Adorei o Post, o chocolate ao leite, só existe aqui, o brasileiro e sua mania por doces muito doces descaracteriza até o chocolate =\

    Beijoos Luis =)

  • Vinicius

    Fla ae loko!
    Mandando bem x]

    Continue assim
    abração

  • Maisa

    Queria ganhar um ovo desses! 😛
    :*

  • Vivi

    Ai Luis, que delicia que deve ser esse de morango *__*

    Adorei o Post, e realmente acho que vale o preço sim, apesar de ser caro, porem quem quer qualidade tem que pagar mais sim !!

  • Lia Zimerman

    A que sacanagem Luis ¬¬

    Esse post é crueldade rsrsr

    Meu, essa Chocolat du jour é muitoo chickérrima, é ali na Haddock Lobo, uma barrinha pequena custa 12 reais rsrsrs =O

    Adorei o post, e eu acho o preço justíssimo pela qualidade e por todo trabalho envolvido =D

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: