Degustar é preciso !!!

E ai galera como foram de final de semana ? Agradaram muito as mamães ? Afinal de conta elas merecem não é, pois nos aturam haha.

Bom, como disse pra vocês semana passada, ta difícil conseguir postar nos dias que estávamos acostumados, que eram segunda, quarta e sexta, afinal de contas, não vivemos só do Blog (se alguém estiver a fim de bancar viagens, pesquisas, degustações, entrem em contato haha, ai sim poderíamos viver só do Blog haha) e ta complicado de achar tempo para escrever e postar nos dias certos, pelo menos para mim esta complicado, mas vamos deixar de conversa mole e falar do que viemos para falar.

Acho que vocês devem estar acompanhando, ou pelo menos sabendo algo sobre as cervejas artesanais, que vem ganhando espaço no mercado a cada dia que se passa cervejas desenvolvidas para serem apreciadas, não apenas bebidas em um churrasco de final de semana.

Cervejas que assim como vinhos são elaboradas com ingredientes selecionados, tipos de água específicos, tipos de maltes, de lúpulos, e tem uma complexidade muito maior que as simples cervejas industriais aqui muito consumidas.

Essas cervejas ultimamente ganharam o mercado (uma parte dele) de pessoas que procuram não apenas beber, mas sim descobrir algo novo a cada gole, a cerveja não é uma bebida simples e “padronizada” como muitos pensam aqui em nosso país, existem vários estilos a serem descobertos e vamos começar a escrever Posts especialmente dedicados a ela, a Cerveja, mas não qualquer  Cerveja, mas a Cerveja de Verdade !!

As cervejas especiais, também chamadas de Gourmet, são degustadas como os vinhos, onde se pode observar a sua cor, identificar aromas, sabores, etc. E como não posso deixar de falar, também são harmonizadas com diferentes pratos, vamos falar sobre muitas coisas sobre cerveja com o decorrer do tempo, mas hoje é tudo sobre a DEGUSTAÇÃO.

A melhor maneira de beber uma cerveja é em boa companhia, pode ser da esposa, esposo, namorada, namorado, amigos, mãe, pai, tio, avô, seu cachorro, qualquer um que te agrade e claro, que mereça dividir uma cerveja contigo, seja num bar, num estabelecimento cervejeiro, ou em casa é claro, leve adiante essa idéia e convide alguém para uma sessão de degustação.

A degustação da cerveja é uma experiência que envolve todos os sentidos, afinal de contas a cerveja tem uma rica variedade de cores, sabores e aromas ( algo que nossa industria cervejeira nos tira, visando o forte lucro, fazer cerveja boa não é barato ).

Existem poucas regras, mas pense nas cervejas que esta degustando. Escolha uma variedade de estilos, mostrando a diversidade da cerveja, ou sirva variações diferentes de um tema, por exemplo, uma variação de IPAs americanas, Pilsners checas, Dunkels alemãs, não importa o caminho que decidir seguir, comece com as cervejas mais delicadas e termine com as de sabor mais intenso ou as mais fortes.

Utilize taças grandes de vinho, copos próprios para o estilo de cerveja a ser degustado, ou copos grandes, o formato ajuda a concentrar os aromas, deixe água e biscoito de água e sal, pão ou batatas fritas salgadas em mão, já que ajudam a limpar o paladar entre a degustação da cerveja (nada de churrasco, bacon, lingüiça, leitoa, etc haha).

Bom, agora vamos conhecer um pouco de cada passo para se ter uma ótima degustação !! (com as cervejas certas é claro haha )

1 – Servir

Use um copo limpo para cada cerveja, se não tiver vários iguais, lave o seu apenas com água, nada de detergente essas coisas, afinal não somos todos que tempos tempo ( = $$) para ficar comprando vários desses copos não é ? Segure o copo num ângulo de cerca de 45 graus a principio, aprumando-o quando estiver enchendo para que a cerveja crie colarinho.

2 – Aparência

Olhe para a cerveja, avalie sua cor, pode ser mais límpida, mais turva, depende do estilo a ser degustado, ao bebê-la  um traço de espuma que se assemelha a uma renda deverá se formar junto a lateral do copo – sinal que a bebida está adequada.

3 – Aroma

Rodopie a cerveja no copo para ajudar a liberar os aromas. Entre os aromas maltados estão o cereal, os grãos de café, as frutas secas, os biscoitos, ovomaltine, chocolate e caramelo.
O lúpulo produz notas mais frutadas, aromatizadas, perfumadas, condimentadas, resinadas, apimentadas, cítricas, herbáceas e florais.
Ésteres de fermento de fermento dão seu caráter próprio a cervejas mais fortes, com ricas notas frutadas, cheirando a frutas tropicais, bananas, damasco maduro, etc.

4 – Sabor

Deguste a cerveja, a língua destaca a doçura na ponta, gostos salgados e azedos nos lados e amargor no fundo. Algumas cervejas são carregadas de sabores frutados, enquanto outras, como Porters e Stouts (escuras) produzem sabores de café torrado, caramelo, geléias e chocolate. Deixe a cerveja revirar a língua, qual é a sensação da cerveja ? suave, leve, granulosa, ácida, oleosa ou consistente ? Ser uma grande cerveja tem a ver com equilíbrio, o malte e o lúpulo devem trabalhar juntos. Os degustadores de vinho sempre gospem ( ou não haha) mas a cerveja precisa ser engolida, para que o final seja notado (estamos salvos haha).

5 – Avaliação da degustação

Repare nos principais aspectos da cerveja, aparência, aroma, gosto e final em quanto degusta, procure anotar, ou usar fichas de degustação.

É isso ai pessoal, agora que vocês já sabem tudo sobre como degustar uma cerveja de verdade, experimente, vejam as diferenças, cultivem uma cultura ( que por sorte vem crescendo no nosso país), troquem a quantidade pela qualidade, aprendam a apreciar uma cerveja, não simplesmente tomar, e vejam que no final vai valer a pena, e ainda mais, passe isso adiante, quem sabe nosso país não se torna um consumidor de Cervejas, de Cervejas de verdade !!

Gostaram do Post ? Por favor comentem, se possível se inscrevam no Blog e recebam as novidades xD

Aguardem mais Posts sobre esse delicioso assunto haha, até a próxima pessoal um abraço a todos 0/

Fonte: O Livro da Cerveja

Luis Paulo Carminatti.

Anúncios

25 respostas para “Degustar é preciso !!!

  • Tassia

    Cerveja … ahhh a cerveja! Curto muito!
    beijo

  • Izamara

    luis tem algum lugar assim sabe pra desgustar cerveja? num vai ter nehuma…. expocerveja? shuahsau c tiver vo correndo
    AMEII o post arrasou !!

  • Julhia

    Cerveja e comigo mesma eu realmente não degustei nenhuma dessas cervejas ai mas pretendo, não vejo a hora de experimentar o chopp da Devassa.
    bjs

  • Pri

    Genteeeee, cerveja é mais complexo que eu imaginava!!
    Tem até angulo certo pra colocar no copo… eu ia na fé mesmo, pela minha experiencia de facul… e quando tava mandando bem eu deixava 1 dedo certinho de colarinho. hahahah
    Meooo, genial esse post.
    Curti demais…
    Da pra perceber que o que a gente compra no bar nao é cerveja né? eh agua suja, guaraná sem gás… é qualquer coisa…. menos cerveja. ahahha

    Quem disse que cerveja nao eh pra degustar? A gente que nao tem $$ nem conhecimento pra ficar comprando essas melhores… ai fica dependendo das porcarias do bar mesmo…
    ( universitário eh tudo fudido neh? hahahah )

    Adoreiii!
    Beijooos Luis.

  • Priscila

    Parabéns pelo blog Luis!
    Adorei as dicas de degustação..

    Beijãão!

  • Vivi

    Amei Luis, falou tudo, quantidade nunca vai superar a qualidade, adorei as dicas, muito legais mesmoo !!

    Vou até tomar um Chop Brooklyn aqui perto de casa ;D

    rsrsrs

    Beijoos !!

  • Jesebel Marchione

    Luuis, adorei !!!

    Muito bom, vc sabe que eu amo Cerveja né xD

    Amei as dicas, essas taças eu tenho aqui, mas me diz uma coisa, tem um tipo de copo para cada estilo de cerveja não tem ? vc vai fazer algum post disso e tal ?

    Beijão xD

  • Rachel Herbert

    Adorei Luis, as pessoas reclamam do alto custo das cervejas artesanais, mas não param pra pensar que o trabalho para fazer, os ingredientes selecionados, a dedicação que tudo isso tem um custo.

    As dicas de como fazer uma boa degustação são demais, vou tentar fazer isso qualquer dia, te contei que fiz com vinhos né ? tá na hora da cerveja xD

  • Bruninha

    Breja *——————*
    Uma das melhoores bebidas, adorei o post como saborear!
    Prestei atenção e vou seguir rs
    Tá demais como sempre.
    Beijos

  • andrea

    ah, até gostei do post, mas do jeito que eu bebo nao dá pra bancar cerveja de qualidade rsrsrs…deixa pro dia em que eu estiver dando aula em faculdade, ganhando bastante dindin, aí eu degusto uma caixa de cerveja boa hauhahahauhua
    bj

  • Rauane

    hummm muito bom o post haha,realamnte adorei, mas é aquela né temos q desgustar antes de falar,então não posso falar nada,pois recentemente tomei uma portuguesa (que não me lembro o nome) mas não gostei,bom e também vai de cada gosto né,eu prefiro as mais tradcionais mesmo sem “frufrus” hahaha e boa essa do modo de servir curioso também haha

    muiro bom mesmo o tópico blog ta otimo!parabéns!

    beeeijos


  • Cerveja é a alegria da galeraa!!
    =)
    ótimo post.
    (y)

  • Gabrielaa

    Nooossa que interessante, adoreei..
    huuuuuuum, adoro cerveja por faalar nisso.. hahaha

  • Lia Zimerman

    Luuuis que Post Maraa *__*

    Muito boom, adorei, eu ia perguntar a mesma coisa que a Sara, da temperatura, eu queria saber também da fabricação sabe? dos tipos de malte, de lupulo, quais são usados em cada cerveja essas coisas, acho muito interessante =D

    Parabéns pela luta contra a falta de cultura ;D

    rsrsrs

    Beijão

  • Livia Baker

    Super legal o Post, adorei as dicas, já tomei algumas e o aroma e o sabor são muito marcantes mesmo, não são como Skols da vida, adoro cerveja, mas sempre fui taxada como chata por só tomar Heineken ou Stella, sou errada por querer uma cerveja com sabor de cerveja ? acho que não né ? rsrs

    Parabéns pelo Post, um beijo =)

  • nayara caron

    esse final de semana eu proveii uma! por sinal adorei, ela tem um gosto forte marcante, muito diferente 😀 espero provar ooutras. Paraaabéns pelo blog! Beeejo :*

  • Marina Castelli

    Lu, te convido para uma sessão de degustação =D
    Parabéns pelo post, nada como divulgar as cervejas de verdade!
    Beeijos

  • Vinicius

    Cara..
    Ler este post, me deu uma sede!
    uiAEHiUAHEIUAHEIuHAEIUAHEUIhaeiu

    preciso mudar de emprego, ramo. etc e tal!
    Realmente ja experimentei umas cervejas de verdade ehhehe… mas quero mais!
    Conhecimento sobre esse assunto nunca é demais ne?
    Mandando bem d+ no blog! hahaha

    Abração!

  • Sophia

    Gosteeei muito Luis xD

    Espero que isso se torne uma realidade, as pessoas tomando boa cerveja, e comendo boa comida, pondo qualidade a frente de quantidade, concordo plenamente com vc, adorei o Post, e faz mais desses haha *_*

    Beijao, parabéns ;D

  • Sara

    Muitoo bom Luis, gostei muito do Post, as cervejas artesanais são muito boas mesmo, ela tem gosto rsrs, agora as outras bléér parecem chá de cevada rsrsr

    Adorei as dicas de degustação, mas tenho uma dúvida, as cervejas tem uma temperatura mais ou menos certas para serem bebidas assim como os vinhos ?? =D

    Beijãoo

    • gastronomiacontemporanea

      Então Sara, a maioria das cervejas gourmet, trazem na parte de trás do rótulo a temperatura ideal e ainda algumas harmonizações básicas, assim como os vinhos, mas para não errar muito, sugiro servir sempre entre 4 e 10°C e perceber, ao longo do consumo, o ponto ideal de cada uma, observando variações de aroma e sabor. Até porque, sejamos sinceros, num calor de 30 graus é difícil beber algo com temperatura acima disso hahaha

      • Sara

        Huum entendi, muito obg Luis =D comprei uma Brooklyn Lager e uma Guinness de lata, vou tomar hoje mesmo =)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: