Seja moderno, seja Retrô !!!

Oi gente, com vocês mais um assunto a ser tratado no blog: Decoração e Design, nessa coluna vamos falar sobre cozinhas, eletrodomésticos, utensílios de cozinha, enfim, tudo que encontramos numa cozinha que possa ter Design. Porque ninguém quer cozinhar ou mesmo comer numa cozinha mal planejada não é ;D

Hoje vou mostrar pra vocês um estilo que apesar de ser inspirado nos anos 50, 60 e 70 traz muita modernidade e descontração aos ambientes: o Retrô.

Em primeiro lugar vamos explicar a diferença entre retrô e vintage. O Vintage, para a alegria do pessoal da gastronomia, não tem nada a ver com moda, e sim com vinho. Vint é relativo à safra da uva e age a idade, ou seja, quanto mais velho melhor. E retrô significa “ir pra trás”.

Sim, tudo relacionado com antiguidade, e qual a diferença? Vintage é algo realmente antigo que continua em bom estado hoje, e retrô é algo novo, recém lançado, que remete a coisas antigas, ou seja, são produtos modernos com estética de uma época que já passou. No caso de hoje são os anos 50, 60 e 70.

Quem gostava desse estilo antes tinha sérios problemas em encontrar produtos dessa linha, e quando achavam eram todos muito caros, hoje, entretanto, existe uma infinidade de eletrodoméstico e portáteis retrô. Até porque elementos ligados ao vintage e retrô estão presentes em varias áreas.

A Brastemp acabou de lançar uma linha retro. Começaram pelo frigobar, que, por ter sido muito bem aceito pelo publico, resultou em uma linha que conta também com refrigeradores e fogões.

Frigobar Brastemp Retrô R$ 919.00

Refrigerador Brastemp Retrô Frost Free 352 litros R$ 7999.00

Alem da obvia influência sessentista, o Blog da Brastemp afirma que a Banda The Like foi a trilha sonora da criação da linha, vale a pena conferir !!

Fogão Brastemp Retrô 4 Bocas R$ 3999.00

Marcas internacionais tem linhas ainda mais completas, Smeg, Elmira Stove e Big Chill são ótimos exemplos, com diferentes tipos de refrigeradores, microondas, coifas, fogões, lava-louças frigobar e ainda máquina de lavar roupas.

A Smeg se destaca pela variedade de produtos e cores. A linha 50style é produzida desde 1990, tem quatro tipos de geladeira, frigobar, freezer, dois tipos de lava-louça e maquina de lavar roupa. O site é muito bem feito e disponibiliza wallpapers lindos criados com base em seus produtos, bela forma de divulgação, não é?

lava-louça R$ 6170.00 , refrigerador R$ 7800.00 e lareira elétrica que ainda não foi lançada.

A Elmira tem dois estilos, um inspirado em 1950, o Northstar, e outro estilo 1850, o Antique, interessantíssimo. A fábrica começou a produção na década de 70, usando modelos de 1800, modificando e reformando fogões a lenha. A produção é artesanal e o ideal da empresa é “a volta as raízes”.

microondas R$ 1200.00, lava-louça R$ 640.00, fogão R$ 6500.00, coifa R$ 2000.00 e refrigerador R$ 7500.00.

refrigerador quatro portas R$ 9000.00, fogão a lenha R$ 11.000, microondas R$ 1.200, forno R$ 6.000 e lava-louça R$ 1.100.

A Big Chill tem uma variedade incrível de cores, com lava louça, fogão, coifa, três tipos de geladeira e congelador frigorifico. Fundada em Boulder, Colorado, em 2001, por Orion Creamer e seu tio, Thom Vernon, Big Chill surgiu com a idéia de trazer uma jóia ultrapassada dos anos 50 de volta a vida

lava-louça R$ 1.200, fogão R$ 8.000, coifa R$ 2.000 e refrigerador R$ 5.000.

Os portáteis, como liquidificadores e batedeiras são mais difundidos, mas como a estética não é a única preocupação precisamos procurar por produtos de qualidade, que resultaram em receitas perfeitas, além da cozinha linda.

Oster: liquidificador Clássico 4241, lembra os eletrodomésticos que aparecem nos seriados e filmes que retratam a década de 50. R$ 529.

A empresa foi fundade em 1924 por John Oster, fabricando tesouras de cabelo. Em 1946 a Oster passou a produzir pequenos eletrodomésticos. Colocou no mercado o primeiro liquidificador, o Osterizer. A marca cresceu e tornou-se um símbolo de qualidade e estilo. Produzem uma gama enorme de produtos que facilitam o dia-a-dia de forma muito confiável, vale a pena apostar.

Cusinart: A torradeira cromada CPT-70 só tem cara de antiguinha – na verdade, sua tecnologia é bem moderna, já que, além de torrar pães e massas, ela ainda realiza as funções de descongelamento e reaquecimento dos alimentos. R$ 399

A Cuisinart é uma empresa americana com mais de 30 anos. Hoje a empresa conta com uma extensa linha de eletroportáteis. Preocupada com o desempenho dos produtos na cozinha, a Cuisinart conta com dois chefs que ajudam no desenvolvimento dos produtos, testam e fazem com que eles tenham o desempenho ideal na cozinha. Por isso o conceito da Cuisinart é “De Chef para Chef”.

Kitchen Aid: A batedeira Stand Mixer é um clássico do design R$ 1 490

Em 1919 Herbert Johnson criou a primeira batedeira para uso domestico, durante os testes do produto a espora de um dos diretores da empresa disse: “I don’t care what you call it, it’s the best KITCHEN AID I’ve ever had”. Assim nasce o nome KitchenAid. Em 1936 o Designer Egmond Arens desenvolveu o estilo dos produtos, consideradas bastante inovadoras na época, recebendo prêmios e reconhecimento. Em 2008 os produtos chegam ao Brasil.

Performace, versatilidade e design. Inspirada na culinária profissional apresentam desempenho impecável. Tudo isso para transformar a experiência da cozinha em um dos momentos mais especiais da nossa vida.

Expressione: A Cafeteira Expresso Café Retrô é sem dúvida nenhuma um objeto de desejo. Quem não deseja ter um produto de alto desempenho e ainda ter um objeto de arte?  R$ 1.199,00

O Grupo Espressione foi criado por 5 estrategistas e especialistas em maquinas de café expresso, com o intuito de criar produtos de excelência , atendendo as necessidades reais dos clientes. A missão da empresa é proporcionar a todos os parceiros e clientes uma solução completa em café, assumindo toda a responsabilidade do produto, como assistência técnica e reposição de peças e materiais, buscando o que há de melhor no mundo para satisfação dos clientes.

Viking: O Liquidificador Viking Professional apresenta um motor de classe profissional de alto torque e robusto e ele foi aperfeiçoado para 2 velocidades e uma função de pulso. R$ 1.204,00

A Viking é referencia em eletrodomésticos luxuosos nos Estados Unidos, faz parte da cozinha de Madonna, Ozzy Osbourne, no seriado Sex and The City e da Casa Branca. A marca começou fabricando fogões, buscando a resistência dos de antigamente que não existiam mais no mercado, mas é claro, aliando isso a alta tecnologia. A empresa, que esta a seis anos no Brasil, afirma que seus produtos são feitos para que cozinhar não seja entediante, e sim arte.

Se por acaso você possuir um produto antigo em bom funcionamento pode expor em um lugar de destaque da cozinha. Entretanto poucos tem essa sorte, normalmente herdamos geladeiras em péssimo estado né? Eu mesma já estou de olho na geladeira do meu avô 😉

A saída então é o restauro, para quem quer saber mais sobre o processo indico o site http://geladeirasantigas.com.br/
Eles desmentem a historia de que geladeiras antigas gastam mais, segundo o site é apenas uma questão de regulagem e limpeza. O pessoal oferece a possibilidade de um orçamento sem compromisso através de uma foto de sua geladeira.

Pois é gente, me digam, tem algo mais atual que uma cozinha retrô?

Espero que tenham gostado, comentem e critiquem a vontade, contanto que comentem haha em breve teremos mais !!

Até a próxima, um beijo.

Marina Castelli.

Fontes: http://www.assimumabrastemp.com.br/ , http://www.elmirastoveworks.com/ ,
http://www.elmirastoveworks.com/ , http://www.osterbrasil.com/ . 

Anúncios

25 respostas para “Seja moderno, seja Retrô !!!

  • rodrigo

    Gostaria, por gentileza de saber onde encontro estes produtos disponíveis para compra. Pois, tenho procurado e não os tenho encontrado para vender em lugar algum, com exceção do liquidificador oster e da geladeira brastemp. Obrigado.

  • Mudando o Visual, tema de hoje: Retrô !!! « Gastronomia Contemporânea

    […] post aqui no blog foi sobre o Estilo Retrô em eletrodomésticos e eletroportáteis (segue o link https://gastronomiacontemporanea.wordpress.com/2011/05/18/seja-moderno-seja-retro/). Esse estilo agrada muito mesmo, então vamos a ele […]

  • Lúcia Corrêa

    Marina Castelli,
    Boa Noite,
    Adorei a matéria !!!
    Quero comprar uma batedeira kichenaid e um liquidificador desses retrô vermelho, pode me ajudar dizendo onde posso encontrar pra comprar?????
    Obrigada

    • Marina Castelli

      Oi Lúcia, que bom que você gostou.

      No Morumbi Shopping tem um quiosque com todos os produtos da KitchenAid, é o único lugar que conheço que tem todas as cores das batedeiras.
      O liquidificador da matéria é da Viking, e é difícil encontrar. Mas outras marcas tem liquidificadores com design retrô, a própria KitchenAid tem.
      Logo farei um novo post sobre cozinhas retrô, espero que te ajude.

      Beijão

  • Lou

    Meu sonho é ter uma cozinha retro. E eu ainda vou ter, HAHAHAHAHAHA Dai te convido para uns petiscos.
    Beijos querida

  • Rafa Sany'

    carak’s ~ uma mais gata que a outra !
    A última imagem, eu gostei mais, parece clip
    da Lady Gaga HSAUSHUASH’, adoreei *—-*
    muito bom Marini’s (;

  • Gabriela

    Marina, adorei seu post sempre quiz ter uma cozinha como a de detalhes azul-agua! faça uma assim pra mim? hahaha. Explicou muito bem e além disso vc deu sua cara ao texto! beijos e continuem assim casal ..

  • Tamiiires

    Seeempre quis um frigobar no meu quarto HAHAH mas são lindas essas cozinhas mesmo, e não seria nada mal uma geladeira de 4 portas hahaha =)

  • Vinicius

    Aooo!
    Mto loko o post! curti!
    Depende mto da pessoas, mas sempre umas coisas retro sao bem lokas xD

    Mandando ver!
    Abraço

  • Vivi

    Adooorei o Post, execelente =D

    Ameeei essa cozinha com essa geladeira super humilde e o fogão a lenha baratissimo ;D rsrs a minha cara rsrs

    Parabéns, ótimo post, faltava um toque feminino por aqui ;]

  • Marina

    Ai, que sonho essas cozinhas! hahaha…eu queria tudo que tem nelas! Mas a retrô azul e branca…LINDA! quero pra mim! hahaha
    Muito legal o post, Marina! Parabéns!
    Beijos

  • Jesebel Marchione

    Que graça *__*

    Amei muito, quero tudo =\

    Adorei o Post, esse site das geladeiras é muito legal, ótima dica, minha avó tem uma geladeira dessas, vou ver se consigo pra mim =)

    Parabéns, não poderia ter começado melhor xD

  • Maisa

    Quero tudo, mas querer não é poder, ainda mais com esse preço salgado rs
    adorei meesmo o post! *-*

  • Tassia

    Ahh eu quero um liquidificador Oster, uma batedeira Kitchen Aid… e me apaixonei pela torradeira Cusinart…muito linda!
    alias tudo muito lindo …curti muito ..otimo post!
    beijo

  • Lia Zimerman

    Nossa, amei esse Post, perfeitas as cozinhas, essa do fogão a lenha é linda demais, todas de muito bom gosto xD

    Os eletrodomesticos tbm são lindos demais, essa batedeira parece de briquedo *_*

    Parabéns pelo Post, um dos melhores que li aqui xD

  • Sophia

    Aii, era o que faltava, amoo decoração e design, acho que por eu estudar moda, afinal caminham juntos rsrs

    Adorei o Post, as cozinhas são maravilhosas, essa lareira é mto cool, a batedeira é maravilhosa tbm *__*

  • Sara

    Nossa, adorei o Post, de muito bom gosto, essa cozinha vermelha OMG, quero ela na minha casa, só que o preço da uma adiada no meu sonho rsrs

    Parabéns pelo Post, começou muito bem =)

  • Rodrigo Tomazela

    Marina matou a pau!
    Agora ficou bem claro (pra mim) a diferença de vintage e retrô.
    Posso dizer que, mesmo fã incondicional de design minimalista, o retrô cai muito bem também!

  • Rah

    amei o post! meu sonho é ter uma cozinha assim bem retrô acho linda uma cozinha com os eletrodomesticos assim todos vermelhos haha*-*
    parabens pelo post muito bom

  • Suellen

    Muito bom o post, gosto de cozinhas assim, bom gosto vc tem Marina. Chamarei vc como decoradora quando eu ficar rica hauahu

  • Livia Baker

    Ameei essa batedeira *__* e essa larareira sem preço, ia ficar linda aqui em casa rsrs

    Arrasou ;D

    Parabéns pelo Post !!

  • Laís Russo

    AWW adorei!! é um mais lindo q o outro

    😀

    parabéns pelo post!!

  • Carolini Brandolise

    Muito bom heim Ma, você caprichou. E eu adorei esses eletrodomesticos, principalmente a maquina de café expresso.
    Parabéns a todos do blog também, está muito legal.

  • Julhia

    Fotos da minha linda casa (dos sonhos)
    kkkkk

  • Bruninha

    Que lindo… Essa geladeira ficaria linda na minha rep, ainda mais se fosse verde! O post ficou muito legal Marina! 😀

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: