Afinal, o que é um café gourmet?

E ai povo, frio é bom, mas só para dormir viu, porque para digitar esse Post aqui ta difícil, meus dedos estão congelando haha, tive que aderir a idéia do PC Siqueira (quem vê Vlogs sabe do que eu to falando) e fiz a luva de mendigo para conseguir digitar, porque se eu digito de luvas, ficaria assim: ohu hsgag ucbeuhs, você já tentou digitar de luvas? Não da mesmo ! Então cortei as pontas dos dedos da luva e fiz a tradicional luva de mendigo, assim posso digitar haha 0/

Bom chega de falar de moda haha, e vamos falar de outra coisa, que aliás está bem na moda hoje em dia, que é o Café, mas não o Café simples de todo dia, o Café Gourmet.

Gourmet é o nome que se dá a uma cozinha ou produto alimentar (incluindo bebidas) que estejam associados à idéia de haute cuisine ou alta cozinha, evocando assim um ideal cultural, associado com as artes culinárias. Assim um vinho ou um restaurante diz-se gourmet quando este é de alta qualidade e está reservado a paladares mais avançados e a experiências gastronômicas mais elaboradas. Por conseqüência os produtos e ou refeições gourmet são normalmente mais caras que os seus equivalentes não gourmet.

Assim chegamos a incrível conclusão que um Café Gourmet é um Café de maior qualidade.

Para que um café seja considerado um gourmet, não basta ele ser originário das regiões onde melhor se adapta a espécie denominada arábica, tampouco a utilização de suas variedades bourbon, vermelho ou amarelo.

Bourbon Amarelo, o grão considerado o de maior qualidade

No Brasil, as regiões de maior potencial para o cultivo da espécie arábica são: a Mogiana – no Estado de São Paulo -, o sul e a mesorregião de Minas Gerais. Todavia, não bastam o solo, o clima e a varieade arábica para se produzir um café que possa ser comercializado como um gourmet.

Outros fatores são essenciais para que um café possa jogar na cara do outro “eu sou gourmet”.

A começar pelo manejo do cultivo, passando pela colheita, pelos processos de lavagem e secagem, ainda no ambiente agrícola. Os grãos obtidos – sejam despolpados ou descascados – posteriormente passam por critérios rigorosos de seleção. Passo seguinte é a torra, que deve ser feita sob controles criteriosos de tempo e temperatura, depois vem a moagem e, por fim a embalagem do produto, cujos critérios também contribuem para eleger ou desqualificar um café que almeja o status de gourmet.

Quais são os defeitos que podem desqualificar um lote de café?

Os defeitos característicos que, normalmente, desqualificam um lote de café estão fora do controle daqueles que apreciam a bebida, já na xícara, pronta para ser tomada, vez que a seleção é feita muito antes do café chegar às nossas mãos, ainda que o compremos em grãos.

Os cafés são classificados em tipos, cuja escala vai de 2 a 8. Quanto maior esse número que denomina o tipo, mais defeitos o café apresenta. Ao tipo 2 estão associados 4 defeitos e ao tipo 8, 360 defeitos. Estes números sempre se referem a uma amostra de 300g de café em grãos

Importante observar que os defeitos ocorrem aleatoriamente, claro. Se em uma amostra de 300g de grãos descascados, forem encontrados 6 conchas e 2 pedras grandes, essa amostra totaliza 12 defeitos, portanto o café seria classificado como tipo 3.

IMPORTANTE OBSERVAR que os defeitos aqui referidos não estão relacionados à variedade do café. Um café arábica cultivado e processado sem cuidados apresentará mais defeitos do que um café robusta processado com os cuidados recomendados. Assim, em tais condições, o primeiro poderá ser um café tipo 8, e o segundo um tipo 2.

Os defeitos podem ocorrer tanto em um lote de café arábica – de grande potencial – como no de um café robusta, tido como de bebida inferior, pois os defeitos decorrem do processo que se inicia na colheita, passando pela secagem, pela seleção dos grãos e por fim as condições de armazenamento dos grãos, antes da torra. No entanto, quando se almeja que um café chegue ao mercado com o status de gourmet, por maiores razões, seus defeitos deverão se limitar aos padrões mínimos aceitáveis, antes de ir parra a torrefação.

O mercado de cafés especiais e gourmet no Brasil cresce com “muita rapidez” e bem acima do mercado de café como um todo, segundo o diretor-executivo da Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café), Nathan Herszkowicz.

Segundo Herszkowicz, “o segmento de cafés de alta qualidade representa algo em torno de 4% a 5% do consumo brasileiro, tendo saído quase do zero nos anos 90”. “Nossa expectativa é de que esse mercado possa crescer até 10% de todo o mercado brasileiro nos próximos sete a dez anos”.

O executivo da Abic destaca ainda que os cafés especiais e gourmet “têm um valor agregado muito superior”, sendo algo vantajoso para o produtor e para

quem comercializa o produto final. “No café, assim como no vinho ou outras culturas, raridades e exclusividade são sinais de valor.”

Eu acho muito importante o crescimento de todos os produtos que são ligados a esse grupos de gourmet, pois isso mostra que o consumidor brasileiro esta começando a optar por produtos de uma qualidade superior, e aquela máxima do “é tudo a mesma coisa” vai saindo da cabeça das pessoas.

O preço é maior ? SIM com certeza, mas é necessário levarmos em conta a qualidade do produto e acima de tudo o trabalho e a dedicação de quem trabalha com produtos tão especiais.

Espero que tenham gostado do Post, e entendido um pouco mais sobre o Café Gourmet, até a próxima e um abraço 0/

Ah, ia me esquecendo POR FAVOR COMENTEM haha, e outra coisa, se quiserem deixar nos comentários sugestões para futuros Post, por favor, a colaboração de vocês será muito bem vinda, obrigado !

Fonte: ABIC e http://g1.globo.com/

Luis Paulo Carminatti.
 


Anúncios

23 respostas para “Afinal, o que é um café gourmet?

  • marina marques scomparim

    gostei do post , estamos produzindo um café de boa qualidade mas queremos chegar ao gourmet.

  • fabio

    Boa noite. Primeiramente, parabéns pelo post muito bem explicado. Eu gostaria que fosse criado um post para orientar os consumidores quais marcas vendidas no mercado tem classificação tipo 2 do COB ou 3,4 e etc…
    Abraço

  • jbdantas (@jbvirthual)

    CONSUMO REGULAR DE CHÁ E CAFÉ PODE TRAZER BENEFÍCIOS À SAÚDE

    Cafeína presente nos chás combate alguns tipos de doenças
    A cafeína contida no café, chás e chocolates pode fazer muito bem à saúde. Segundo um estudo da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), o uso moderado da cafeína não oferece risco à saúde, muito pelo contrário. A substância pode reduzir o risco de diversas doenças como, por exemplo:

    Alzheimer e Parkinson – A cafeína melhora as funções cognitivas e reduz os níveis da proteína beta-amiloide associada a essas doenças. O consumo moderado de chá, café ou chocolate diminui o processo neurodegenerativo provocado por essas doenças.

    Diabetes tipo 2 – O que se percebeu foi que o consumo de bebidas com cafeína conseguiu reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2. No entanto, os médicos acreditam que não é somente a cafeína a responsável pela redução da doença. Eles acreditam que outras substâncias presentes no café, como o magnésio, podem ter efeitos sobre o metabolismo da glicose.

    Câncer – Uma pesquisa revelou que pessoas que bebiam pelo menos 10 mililitros de café ou chá diariamente tinham 34% menos risco de desenvolver a doença.

    CAFÉ FERREIRA, O CAFÉ GOURMET DO BRASIL.

    Cadastre-se, conheça, e surpreenda-se.

    http://ferreiracafe.com.br/bonsnegocios

  • Antonio Alves

    Gostei muito queria saber mas sobre café gourmet arábica, entrei em um sistema de mmn, e ñ sabia nada de café gourmet. Valeu pelo esclarecimento, aos apaixonados por café se quiser conhecer uma forma de ganhar dinheiro com o negócio de café gourmet, é só acessar o site: http://www.cafeferreira.com.br/aalves. pelo q li neste blog parece ser o negócio do momento, boa sorte pra todos.

  • Como Ganhar Dinheiro bebendo Ferreira Café

    […] torna-o ainda mais especial. Você já ouviu falar em Café Goumert ? Veja a definição do site Gastronomia contemporânea – “Gourmet é o nome que se dá a uma cozinha ou produto alimentar (incluindo bebidas) […]

  • RicardoTedeschi

    Okok, agora eu vou traduzir por meio de analogia o ser Gourmet ou não ser dos alimentos…

    Tipo, no meu prato só entra Gourmet, só coisa fina, requintada e cultural, agora se formos falar de um paladar menos exigente onde a comida não necessariamente precisaria ser de alta qualidade e portanto não Gourmet, estariamos falando do Pudim, que coloca qualquer coisa na boca… o.o

    MAs ele a gente entende…
    Kkkkkkkkkkk

    Abraço Luis, “foda” o post cara…

  • nayara caron

    Eii adorei o post! apesaaaaaar que aqui não tá nada frioozinho pra tomar um cafeezinho bem gostoso ¬¬ haha! beeeeeejjo

  • Naty Santoro

    HUUM com esse friozinho um café vai super bem, um café de qualidade então nem se fala ;D

    Adorei o Post, um beijoo !

  • Sara

    hahahaha a luva de mendigo é demais hahaha

    muitoo boa Luis haha, adorei o texto, muito boom, café é mara demais ;D

  • Leonardo Vianna

    Minha esposa é apaixonada por café, vai adorar, vou mostrar para ela que com certeza vai gostar !

    Parabéns por mais um ótimo texto

  • Vanessa

    Adorei o post Luis super bem explicado..bem legal sobre os defeitos dos grãos de café..adorei..

    bjooo….

  • Tassia

    Ahhh … mais falando assim da muita vontade de tomar mesmo!!
    muito bom saber sobre as qualidade do café!
    curti novamente!
    beijo

  • Rebeka Ljumberg

    Uaal, que show esse Post, eu amo café !!

    Adorei saber mais sobre café gourmet ;D

    Muito legal o post msmo, adorei as tabelas, essa de defeitos de café é muito legal

    Parabéns novamente, um beijo

  • Lia Zimerman

    Haaa Luis que post legal !!

    Adorei as informações, essas tabelas ficaram muito legais no Post

    Sem falar da super dica de moda da luva de mendigo rsrsrsrs

  • Samara

    Super legal, adorei o Post

    rsrsrs essa da luva é verdade msmo, não da pra digitar de luva rsrs

  • Jesebel Marchione

    Que legal Luis, adorei esse post, super explicativo, isso ai de defeitos do café nossa, nem imaginava, super legal !!

    Mas a Luva de mendigo é demais rsrsrs, eu tenho tbm, é super util e fashion ;S rsrs

  • Marco Deidic

    Ótimo Post, sobre um assunto muito legal, o café gourmet realmente vem ganhando mercado, ja podemos encontrar com maior frequencia e a qualidade, é muito superior

  • Livia Baker

    Muitoo Boom Luis !!!

    Excelente Post, gostei muito, bem informativo =D

    Adoro ler sobre coisas assim, ainda mais quando ta bem escrito ;D

    Parabéns

  • Rachel Herbert

    Nossa Luis, adorei !!

    Parabéns, ótimo Post, muito legal vc mostrar que o povo ta tento uma outra cultura de consumo ;D

  • Vinicius

    uahuahe mto conhecimento neste post hiem!
    mandando ver!
    Café como ja falei é um vicio auhiiaeuh
    agora eu conheço mto mais xD

    otimo post man!
    abração
    õ/

  • Sophia

    Ai Luis, adorei o Post, super bem feito, com gráfico de consumo e tudo rsrs

    Muito legal o Café gourmet, como todas as coisas gourmet, é muito bom ver que o povo vem valorizando a qualidade em vez da quantidade, adorei ;D

  • Natalia Ayub

    Olá, adorei o post
    confesso que faz pouco tempo que comecei a tomar café porem ja sou viciada.
    até me deu vontade de ir la tomar um…
    Luis ja te dei uma ideia pro proximo post eim? quero so ver.
    vou la tomar um cafézinho
    beeeeeijo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: