La référence, Le Creuset !!!

Dizem que você conquista uma pessoa pelo estômago. Deve ser por isso que há 80 anos a LE CREUSET vem fazendo sucesso no mundo todo com suas panelas de ferro fundido e esmaltado e seus utensílios de cozinha fabricados sob um rígido controle de qualidade. Com uma história ligada às tradições francesas, a marca construiu uma imagem associada à cultura da alta gastronomia internacional.

A história

A LE CREUSET foi fundada em 1925 por dois artesões belgas: Arnaud Desaegher (especialista em ferro fundido) e Octave Aubecq (especialista em esmaltação). Eles começaram uma pequena produção de panelas esmaltadas de ferro fundido, em Fresnoy Le Grande, pequeno vilarejo do norte da França. Em 1930, a LE CREUSET começou a desenvolver uma gama variada de produtos: panelas, travessas e utensílios para cozinha. Nesta época, a empresa conseguiu atingir um excelente resultado com o ferro fundido e o esmalte, chegando a produtos de alta qualidade. A empresa também iniciou a divulgação no rádio e na mídia impressa da qualidade de cozinhar em panelas de ferro fundido e todos os benefícios provenientes deste modelo de cozimento. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, todos os esforços da LE CREUSET foram concentrados em aumentar a gama de produtos de ferro fundido. Começou nesta fase, a variação de cores no acabamento esmaltado, que acabou transformando-se em um forte diferencial para a empresa.

Em 1952, a empresa iniciou a busca por novos mercados na Europa e América do Norte. Inaugurou suas exportações nesse período para outros mercados europeus, sendo que 50% de sua produção começou a ser destinada a um mercado extremamente forte: os Estados Unidos. No período entre 1955 a 1957, viu-se o lançamento de novos produtos e novas cores que se tornaram verdadeiros sucessos. Em 1958 surgiu a logomarca LE CREUSET e o início de uma identidade visual da empresa, sendo que em 1962, foi lançada a primeira panela de fondue. Mudanças na linha de produção ocorreram em 1966 com a substituição das máquinas que eram operadas manualmente por máquinas semi-automáticas. Nesta etapa, o processo que era praticamente artesanal ganhou tecnologia.

Em 1970, foi apresentada uma nova identidade visual e alguns novos moldes para a linha de panelas de ferro. O ano de 1973 foi marcado por grande avanço, com o design da linha tradicional sofrendo uma grande evolução e a assinatura do designer Enzo Mari. No mesmo ano, a produção atingiu 6.000 toneladas por ano. Nos dez anos seguintes, o mundo importou a idéia e o conceito de que a gastronomia francesa era uma das melhores e mais sofisticadas, projetando ainda mais a marca LE CREUSET no mercado internacional. Em 1985, a LE CREUSET foi classificada entre as 30 marcas francesas mais famosas do mundo. Nesta década, a marca lançou grandes novidades como o modelo “marmita”; os modelos modelo multifunção (molheira e frigideira); os produtos finos de cerâmica “stoneware”; e a tecnologia Vitrobase, revestimento de vidro sobre esmalte, proporcionando maior resistência à esmaltação das peças de ferro.

Uma nova direção assumiu o controle da empresa em 1988, comandada pelo sul-africano Paul van Zuydam. No mesmo ano, Jean Louis Barrault criou uma linha inovadora de produtos. Em 1991, a empresa adquiriu a americana Hallen International Inc, fabricante de acessórios para vinho e bar através da marca Screwpull; iniciou-se então a abertura do mercado japonês, que inspirou a criação da primeira panela Wok. O ano de 1993 foi marcado pela ampliação da linha de saca-rolhas Screwpull. No ano seguinte foi inaugurada a subsidiária da Alemanha, somando-se o lançamento de novas cores para a linha de ferro e cerâmica. Além disso, a marca lançou a nova linha Pueblo e as chaleiras esmaltadas feitas em aço.

As espátulas e colheres de silicone chegaram ao mercado em 1997. No ano seguinte, ocorreu a abertura da subsidiária em Hong Kong, com a LE CREUSET continuando a diversificar seus produtos através da criação de novos utensílios domésticos e de novas cerâmicas. Novas subsidiárias foram inauguradas em 1999: Suíça, África do Sul, Brasil e Espanha. A partir de 2000, a modernização do parque industrial levou a empresa atingir a incrível marca de produção de 35 toneladas/dia com uma média de 10.000 peças diariamente. Em 2004, ocorreu o lançamento linha triVita, com suas panelas em aço inox 18/10 com tripla camada uniforme.

Em 2005, a LE CREUSET comemorou seu aniversário de 80 anos expandindo sua linha de produtos e lançando no mercado literário o livro “Le Creuset Le Livre de Cuisine”. Entre os novos produtos, destacaram-se a linha têxtil e “Clever Friends” de utensílios, além da coleção de miniaturas de cerâmica “stoneware” que tiveram grande aceitação e sucesso. Além das tradicionais panelas redondas de ferro fundido e esmaltado, a LE CREUSET possui ainda uma linha de produtos extremamente abrangente: grelhas, frigideiras, panelas ovais, conjuntos para fondue, molheiras, réchaud e travessas para diversos usos, todas produzidas na França, em Fresnoy Le Grand.

A empresa trabalha também com utensílios e acessórios para cozinha, como espátulas, colheres, batedores e formas de silicone, produzidas nos Estados Unidos, abrangendo ainda, a conceituada linha de chaleiras fabricadas em aço esmaltado e a ampla linha de cerâmica “stoneware”, ambas produzidas na Tailândia e seguindo o mesmo rigoroso controle de qualidade LE CREUSET.

Tradição e qualidade

Em relação aos produtos de ferro fundido esmaltado, cabe destacar, que estes apresentam a mesma espessura nas laterais, no fundo e na tampa, o que garante um cozimento uniforme. São peças únicas, que não apresentam ponto de solda, recebendo esmaltação na parte exterior e interior. O lado exterior dos produtos é vitrificado depois de esmaltado, o que garante uma proteção maior ao esmalte. As tampas das panelas possuem pegadores que resistem a altas temperaturas, podendo assim ir ao forno. A perfeita distribuição de calor e cocção prolongada enaltece o sabor e o aroma dos alimentos. A excelente transmissão e retenção de calor do ferro fundido garantem um bom cozimento, sem que o alimento perca seus líquidos e propriedades nutritivas, com o esmalte vitrificado facilitando a limpeza fácil das peças posteriormente. Os produtos LE CREUSET apresentam uma grande versatilidade de uso, pois sua beleza e design permitem que seja levado direto do fogão a mesa. A LE CREUSET dá ao consumidor a garantia de uma vida para defeitos de fabricação, porém se o usuário seguir alguns cuidados solicitados pelo fabricante, certamente terá em mãos um produto que passará para outras gerações. Todos os produtos da marca têm um forte apelo visual, sendo que o desenvolvimento de produtos com design sofisticado e cores atraentes é uma das filosofias da empresa. A marca possui atualmente 19 cores em sua linha de produção normal.

Um exemplo que revela bem o que significa a marca para os franceses. Em alguns lugares perpetuou-se uma curiosa tradição. Quando há um casamento na família, geralmente a noiva recebe de presente da mãe ou da sogra, uma panela LE CREUSET usada, com o intuito de trazer sorte ao casamento. Aqui no Brasil, uma história sobre a marca francesa ficou famosa: durante um incêndio em uma fazenda no interior de São Paulo, todos os utensílios domésticos derreteram, inclusive fogão e geladeira, as únicas peças que não derreteram foram as panelas e grelhas.

Dados corporativos

● Origem: França

● Fundação: 1925

● Fundador: Arnaud Desaegher e Octave Aubecq

● Sede mundial: Fresnoy Le Grand, França

● Proprietário da marca: Le Creuset Ltd.

● Capital aberto: Não

● Chairman & CEO: Paul van Zuydam

● Faturamento: Não divulgado

● Lucro: Não divulgado

● Presença global: 60 países

● Presença no Brasil: Sim

● Funcionários: 1.000

● Segmento: Utensílios para cozinha

● Principais produtos: Panelas de ferro, chaleiras e utensílios

● Ícones: A ampla variedade de cores de suas panelas

● Slogan: La référence depuis 1925.

● Website:www.lecreuset.com

A marca no mundo

Atualmente a LE CREUSET, líder mundial no seu segmento e que virou sinônimo de tradição na alta gastronomia francesa, está presente em todos os continentes e cerca de 60 países do mundo, contando atualmente com 14 filiais próprias: Estados Unidos; Japão; Brasil; Escandinávia; Itália; Inglaterra; Espanha; Suíça; China; África do Sul; Alemanha; Canadá; Coréia do Sul e Índia

Você sabia?

● Tendo os produtos da marca um valor agregado elevado, sua comercialização fica restrita a pontos de venda que atinjam um público com alto poder aquisitivo. Na sua maioria são lojas sofisticadas de presentes e artigos para cozinha.

É isso ai galera, espero que tenham gostado do Post e possam ter conhecido um pouco mais sobre a “Rainha das Panelas” haha, até a próxima, uma braço 0/

Luis Paulo Carminatti.
   

Anúncios

17 respostas para “La référence, Le Creuset !!!

  • Hortela Pimenta

    Sou portuguesa, gosto muito da nossa cozinha tradicional, esta por vezes está muitas horas ao lume, para impregnar bem os sabores nos alimentos, utilizo sempre panelas de ferro fundido, especialmente, desta marca, há uma sempre em cima do fogão, até serve de decoração, dado que são da cor predominante da cozinha.
    Não são necessárias n panelas, opto sempre pela qualidade, prefiro ter menos. É certo que são caras, mas duram uma vida, a minha mãe tem uma há 35 anos e está sempre a cozinhar com ela, são um investimento.
    Cá em Portugal não são difíceis de encontrar, pois há várias lojas da especialidade.

  • Patricia

    Vcs sabiam que a Le Creuset vai inaugurar a sua 1ª loja prória no Brasil!? Semana que vem, 20/09/2011. Me escrevam que envio maiores detalhes…. patriciatartari@dudupacheco.com

  • Naty Santoro

    LINDAS !!

    Essas panelas são as mais lindas de todas =D

    Adorei o Post, da até vontade de aprender cozinhar rsrs

  • Rebeka Ljumberg

    Aii Le Creuset *__*

    Você não acredita, eu ganhei domingo de presente de aniversário uma, roxa, linda demais, sexta feira vou usar pra fazer algo, não vejo a hora rsrs

    Adorei o Post, muito bom mesmo, tava com saudade de algo pra ler por aqui já

    Haa, eu fiz o brigadeiro, ficou uma delicia ;D

    Beijoo e parabéns !!!!

  • Sophie Nuveau

    Adorei Lu, Le Creuset é incrível, é um ícone na França, tanto em design como em qualidade, adorei saber da história da empresa ;D

    Parabéns pelo Post apesar da demora rsrs, eu tava sem ter o que ler rsrs

    Beijo beijo !!

  • Sara

    Aii Luis essas panelas são tudo, mesmo não sabendo fritar um ovo eu sonho em ter uma cozinha cheia delas, só pra enfeite mesmo hahaha

    Adorei o Post, e vê se não demora tanto pra postar haha

    Beijão !!!

  • Karla Katsumasa

    Muito legal o Post, a história da empresa é fantástica, realmente só encontra as panelas em lojas de alto padrão, afinal não é qualquer um que paga 300 reais em uma panela =\

  • Babi

    Ai amei as panelas, não sabiam que eram TUDO ISSO rss

    As cores são lindas, quem sabe um dia eu não tenha umas dessas, preciso aprender cozinhar só dai haha

  • Leonardo Vianna

    Parabéns Luis, outro ótimo Post, eu e minha esposa compramos uma frigideira, estilo francesa, é sensacional, a qualidade é muito superior

  • Samara

    Aii que lindas, essas panelas são magnificas, e caras rsrs

    Adorei o Post, tava sentido falta de ler ja ;D

    Beijos

  • Vinicius Assumpção

    E eu achando que panela era tudo igual. =P
    kkkkk

  • Tassia

    Que lindas… todas as panelas e utensílios. Que bacana toda a história da marca!
    depois daquela história do incêndio em que só as panelas “sobreviveram” com certeza elas vão conter em várias listas de casamento!
    Muito bom post
    beijo

  • Marco Deidic

    Excelente Post, as panelas realmente são referência em qualidade, pena que com os impostos exorbitantes fica dificil contar com elas em nossas cozinhas

  • Vinicius

    Fla ae man!

    Mandando ver como sempre nos posts!
    =D

    Otimo Post!

    Para não heim! huhuhuh
    Abração!

  • Livia Baker

    Putz Luis, tava com saudade dos Posts meu, que demora pra escrever eim? rsrsrs

    Brincadeira, ficou ótimo, e as panelas dispensam comentário né ?

    Beijão xD

  • Natasha

    Meu, ótimo trabalho, as panelas são maravilhosas, pena que são caras demais aqui =\

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: