Pane di Toni per tutti i gusti !!!

E ai galera tudo bom? Espero que sim! Bom, Natal chegando e como sempre os supermercados, empórios, padarias, lojas de doces estão cheios de Panetones, não tem como não falar disso não é mesmo ? Afinal de contas pra todo lugar que a gente olha, tem um Panetone haha.

Neste Post vou falar para vocês um pouco da História do Panetone, e mostrar alguns bem interessantes que estão no mercado.

História do Panetone

O Panetone é um dos símbolos mais presentes na época de Natal. São várias as histórias que explicam sua origem, mas nem uma é comprovada como a verdadeira.

A história mais “famosa” do Panetone tem origem em uma história de amor. Tudo começou, no século XV, quando um jovem milanês membro da família Atellini, se apaixonou pela linda filha do padeiro, chamado Toni, que por sua vez não aprovava o namoro. Para impressionar o padeiro, o rapaz disfarçou-se de ajudante de padeiro e passados alguns dias de trabalho inventou um maravilhoso pão naturalmente fermentado e com frutas, de extrema delicadeza e de sabor especial. Sem falar na forma do pão que totalmente diferente. A superfície foi moldado no formato de uma cúpula de igreja. O jovem presenteou o futuro sogro com o pão.

O sucesso do pão foi imediato e a nova iguaria passou a ser conhecida como o pão da padaria do Toni, depois pão do Toni e com o tempo, simplesmente, Panetone. Desse dia em diante a padaria ganhou muito movimento, o que fez a família ficar rica. (Aí o sogrão aceitou o coitado né? haha)

Existem outras duas versões sobre a história do Panetone. Uma dela diz que ele foi inventado pelo mestre-cuca Gian Galeazzo Visconti, primeiro duque de Milão, que preparou a iguaria para uma festa em 1395.

A última versão conta que um certo Ughetto resolveu se empregar em uma padaria para poder ficar pertinho da sua amada Adalgisa, filha do dono. Ali ele teria inventado o Panetone, entre 1300 e 1400. Feliz com a novidade, o padeiro permitiu que Ughetto se casasse com Adalgisa.

Lista de panetones

Agora que sabemos a história do Panetone, aliás, mais de uma versão, eu fiz uma lista de panetones que achei interessantes, afinal com tanta coisa no mercado, vale a pena dar uma pesquisada antes de comprar  não é mesmo? Deliciem-se ;D

Danielle Andrade Sweet & Cake: panetone recheado com creme de damasco, coberto com chocolate branco e decorado com damascos (R$ 86,00 – 850g)

Amor aos Pedaços: panetone sabor bicho de pé, pra montar em casa; kit vem com panetone, bisnaga de bicho de pé, sachê de açúcar e espátula (R$ 53 – 900g)

Amor aos Pedaços: panetone sabor brigadeiro, com bisnaga de brigadeiro, sache de granulado e espátula (R$ 53 – 900 g)

Benjamin Abrahão: panetone no palito, ou “Palitone”, produzido com gotas e cobertura de chocolate, em diversos sabores (R$ 3,70)

Bráz: panetone com gotas de chocolate pedaços de laranja e cobertura de amêndoas (R$ 59)

Cacau Show: panetone de frutas com recheio de trufa tradicional, coberto com chocolate ao leite e decorado artesanalmente. (R$ 42,90 – 750g)

Icab: panetone trufado, 60% cacau (R$ 42 – 700 g)

Dona Deôla: panetone de Ferrero Rocher (R$ 40,90 – 1 kg)

Le Vin: panetone de chocolate (R$ 32 – 500 g)

Ofner: panetone com frutas cristalizadas e uvas passas em uma embalagem especial de veludo (R$ 185,70 – 4 kg)

Starbucks: panetone com chocolate trufado (R$ 44,90 – 750 g)

Valrhona Chocolat Et Loung: Panetone recheado de damascos e gotas de chocolate amargo (R$ 80,00 – 750 g)

Maria Louca Casa de Pães: Panetone Trufado (chocolate, limão siciliano, sensação e maracujá), (R$ 24,90 – 800 g)

Havanna: Panetone de Doce de Leite (R$ 54,00 – 700 g)

Eu não gosto de Panetone, de Panetone algum, mas quero comprar algum doce também, o que eu faço ? Calma não se desespere para você que quer fugir dos panetones também temos uma lista haha =)

Maria Bolo: Cookies para decorar a árvore de natal (6 unidades), R$ 24,00

Chocolat du Jour: Lata com estrelinhas de chocolate ao leite e árvore recheada com bolinhas de chocolate Nougat, R$ 182,00.

La Vie en Douce: Rabanada, R$ 4,50 (cada)

Dona Abelha e Senhor Formiga: Biscoitos para colorir (8 unidades + canetinhas com tinta comestível), R$ 35,00.

Sucrier: Caixa com mini pães-de-mel (25 unidades), R$ 110,00.

Papabubble: Balas artesanais (pote de 390 gramas), R$ 43,00

Ale Tedesco: Bolo massa de cacau, R$ 92,00

Sweet Brazil Chocolates: Embalagem com 3 vasinhos natalinos de chocolate ao leite recheados com nutella, R$ 36,00.

Bom, por hoje é só galera, espero que tenham gostado das sugestões !!
Qualquer critica, elogio, dúvida, os comentários estão ai ao seu dispor ;D

Até a próxima , um abraço a todos 0/

Fonteshttp://www.folha.uol.com.br/ ; http://vejasp.abril.com.br/

Texto: Luis Paulo Carminatti.
 


23 respostas para “Pane di Toni per tutti i gusti !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: