Mudando o Visual, tema de hoje: Retrô !!!

Oi pessoal, faz um tempão que não escrevo para vocês né?

Outro dia tive uma idéia pra ajudar quem quer construir, reformar, mudar a cozinha, ou pelo menos deixar com um pouco mais da sua personalidade. Então vou fazer uma seqüência de posts apresentando diferentes estilos de cozinha, com algumas dicas também.

Meu primeiro post aqui no blog foi sobre o Estilo Retrô em eletrodomésticos e eletroportáteis (segue o link https://gastronomiacontemporanea.wordpress.com/2011/05/18/seja-moderno-seja-retro/). Esse estilo agrada muito mesmo, então vamos a ele =D

Como é:

A cozinha retrô é muito colorida, aconchegante, resgatando ícones do passado e combinações descontraídas. Com mistura de formas e cores causa um impacto visual tornando o ambiente muito dinâmico.

Os móveis são baixos, com linhas simplificadas e pernas palito.

Os eletrodomésticos normalmente têm o destaque nesse estilo de decoração. As cores vivas e fortes como vermelho, amarelo, azul, verde, laranja, são típicas na paleta retro, mas não são obrigatórias. Caso você prefira uma combinação um pouco mais discreta cores mais leves como branco, bege, creme, e cores suaves como azul-bebê, mantêm o estilo e deixam o ambiente um pouco mais sóbrio.

Utensílios como panelas, frigideiras e chaleiras possuem formas arredondadas e compactas, também coloridas, completam ficando expostas.

O piso preto e branco, tradicional nas cozinhas das décadas de 50, 60 e 70, ganhou status próprio, podemos ver o piso xadrez em diversos estilos de cozinha, mas ainda é uma grande referencia do estilo.

As paredes se mantêm claras caso os eletrodomésticos forem coloridos, mas não brancas, os tons off-white aparecem nessa hora. Se os eletrodomésticos tiverem cores mais suaves as paredes recebem as cores vibrantes.

Como você pode adaptar:

Ao projetar seus armários na cozinha é possível seguir essa linha, mas armários suspensos, sem os pés característicos, podem manter o estilo de forma mais atual.

Os utensílios podem ficar em pontos de destaque, pendurados e aparentes.

Apesar de normalmente o destaque do retro estar ligado aos eletrodomésticos, o revestimento característico pode fazer muito mais pela sua cozinha, e de forma mais barata, duvida?

Uma parede colorida sai bem mais barata que uma geladeira nova. O piso xadrez pode ser feito usando o piso branco original e adesivo preto, essa saída acaba tendo validade curta, mas pra quem está louco por um piso retro vale tudo né? Outra opção que era muito usada antigamente é o linóleo, espécie de tecido impermeável, que quebra um galhão.

Outros componentes da cozinha podem ter a influencia dos anos 50 e 60, como as torneiras, e outros pormenores. Podemos encontrar objetos para compor o espaço em antiquários e, às vezes, até uma pintura nova naquele antigo porta-tempero faz a diferenças. Como nem sempre são evidencia esses detalhes criativos vão trazer ainda mais personalidade para o ambiente.

Apesar de ser forte, é uma decoração onde os elementos utilizados são práticos, duradouros e funcionais.

Não ter medo de misturar é a chave para esse estilo dar certo, formas, texturas, padrões e cores em profusão.

Cozinha super atual, mas como todo o charme Retrô.

E ai? Gostaram de conhecer melhor o estilo retro? Qualquer duvida, sugestão, critica ou comentário fiquem a vontade.

E preparem-se para os próximos estilos de cozinha.

Beijos !!

Texto: Marina Castelli.

Fonteshttp://donacharmosa.blogspot.com/2011/08/cozinha-cheia-de-charme.html
http://www.blogcasaefogao.com/ ; http://fuxicandobymarceleleite.blogspot.com.br/

Anúncios

13 respostas para “Mudando o Visual, tema de hoje: Retrô !!!

  • Leonardo Vianna

    Minha mulher vai enlouquecer ….

  • Lia Zimerman

    Nossa que lindas *__*

    Aii quero ver as cozinhas minimalistas também, amo tudo nesse estilo xD

  • Karla Katsumasa

    Nossa, super legal, mas essas cozinhas só sendo planejadas mesmo né? Esse piso também não deve ser fácil de encontrar, pelo menos nunca vi, mas é super lindo, adorei, parabéns !!

    • Marina Castelli

      Oi Karla, realmente pra ficar igual tem que ser planejada mesmo, mas da pra criar um ar retrô sem gastar muito.
      O piso foi muito usado, ultimamente caiu em desuso, mas o importante é o gosto do dono né?
      Até existem pisos cerâmicos já com as duas cores, mas se não encontrar é só comprar metade da área de cada cor.
      Qualquer duvida pode perguntar que respondo com prazer.
      😀

  • Glamour

    Post Maravilhoso Mah! Arrasou . Adorei as cozinhas, muito fofas.
    Parabéns.

  • Gessika

    Retrô é tudo de bom *–*.Muito lindas!

  • Rodrigo Tomazela

    Essas cozinhas são “du barulhu” mesmo, ein? Hahahaha…
    Eu até acho bacana, mas eu ainda prefiro o minimalismo. E, sinceramente, tá na hora de fazer um post sobre cozinha minimalista (se é que existe material pra isso).

  • Iara Vilasboas

    Adorei o Post e as dicas, vou esperar pelos próximos, parabéns esta muito bem explicado

  • Vinicius Assumpção

    Eu como um profissional do ramo informático, não sou muito fã de coisas antigas.
    Mas essas cozinhas são bonitas mesmo ein?!
    Como dizia o Rodrigo: “Du barulhu!”
    iodjfosdjguhsguis

  • Elis Brunner

    Ual, que cozinha maravilhosa essa do sofá azul, você trabalha com interiores? Adorei as dicas, meus parabéns pelo Post

  • Livia Baker

    Nossa, amei, esse estilo retrô de cozinhas é incrivel, gosto muito daquelas mais modernetes tbm rsrs, adorei o Post !!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: