Mais que Macaron, Ladurée !!!

Um verdadeiro clássico parisiense desembarcou em São Paulo. A Pâtisserie Ladurée, famosa por produzir o melhor Macaron do mundo, com sua receita incomparável e seus sabores originais do famoso docinho italiano ( SIM, o doce é de origem Italiana, e não francesa) adotado pelos franceses de dar água na boca de qualquer um.

Com boutiques em países como Inglaterra, Itália, Estados Unidos, Líbano, Suíça e Turquia, a primeira loja no Brasil é um sucesso imediato.

Há um certo tempo algumas pessoas já me pediram para fazer um Post falando da Ladurée, demorou, mas chegou haha, o Eduardo e eu conseguimos um tempo e fomos até a loja essa semana e vamos mostrar para vocês, mas antes vamos dar uma olhada na história da Ladurée.

Tradição francesa

A história da Ladurée inicia, em 1862, quando Louis-Ernest Ladurée abriu uma padaria na Rue Royale, em Paris. Em 1871, no período que antecedeu a Revolução Francesa, seu negócio foi queimado e no lugar, monsieur Ladurée resolveu montar uma pâtisserie com teto pintado por Jules Chéret, com querubins vestidos de doceiros, que se tornou uma das marcas da estética Ladurée.

Alguns anos mais tarde, com os cafés virando moda na Cidade-luz, e para não perder os clientes de seu negócio, a esposa de Louis-Ernest, Jeanne Souchard, teve a ideia de unir os conceitos de café com o de pâtisserie, criando assim uma casa de chá, onde as mulheres também poderiam circular livremente – o que era proibido nos cafés. A partir daí a casa ganhou fama, passando a ser uma referência em Paris.

Mas a Ladurée se tornaria ainda mais famosa na década de 1930, ao modificar a receita original do macaron, criada no século 16. O que o chef pâtissier da família fez foi inserir um cremoso e delicioso ganache no interior do docinho. Voilà! Estava criado o mais famoso macaron do mundo!

Hoje, o macaron da Ladurée com seu exterior crocante e recheio que derrete na boca se apresenta em mais de 30 sabores, alguns dos quais preparados de acordo com a fruta da estação.

Assim como na matriz parisiense diante da igreja de la Madeleine, na Rue Royale, a decoração da loja de são Paulo é inspirada nas tradicionais casas de chá do século 19, com lustres de cristal e espelhos. A decoração homenageia al´âge d’or francesa e a vitrine exibe orgulhosamente as deliciosas delicadezas que tornam a Laduréeum verdadeiro clássico do Made in France!

Bom, vamos falar agora do Macaron, afinal viemos por ele não é?

Provamos três sabores, o Citron (Limão Siciliano), o de Pistache (que acreditem, realmente tem gosto de Pistache, um avanço para o Brasil) e o de Morango com Papoula.

É meio difícil comparar esses três porque não pertencem a mesma cadeia de sabores, o Citron se aproxima um pouco do Morango mas ainda assim é difícil afirmar qual é melhor.

Macaron Citron

Macaron Citron parcialmente devorado

Falando em melhor, se me perguntarem se é o melhor do mundo vou responder que é o melhor que já comi, afinal não comi todos do mundo, é realmente muito bom, impossível comparar um Ladurée com qualquer um desses “suspiros recheados” que vendem por aqui, é outro padrão, o equilíbrio entre a massa crocante, não seca ok, apenas crocante e o recheio extremamente cremoso que derrete na boca é uma experiência realmente necessária para você que gosta de apreciar uma bela sobremesa.

Macaron de Pistache

Macaron de Pistache também parcialmente devorado

Um Macaron vale o preço de 9 reais que é cobrado por unidade? SIM, vale e com louvor, afinal o Macaron é feito em Paris, e vem para São Paulo congelado a bordo de um avião, obviamente toda essa operação exige um custo, que é repassado no preço final, que afinal de contas 9 reais, pelo que é e por como chega até aqui sai até barato.

Portanto se você não comeu um Macaron Ladurée sinto em dizer que você ainda não comeu um Macaron = )

Macaron de Morango com Papoula

Macaron de Papoula antes de ser completamente devorado

Além dos famosos macarons, você vai encontrar chocolates, doces finos, balas, chás e geléias. A loja também conta com um acervo de velas, caixas, itens de papelaria e pacotes para presente.

Vale muito a pena visitar a loja que fica no primeiro piso do Shopping Iguatemi JK na entrada ao lado da loja da D&G, espero que tenham gostado do Post e que tenham a oportunidade de conhecer a loja e comer um Macaron de verdade, e aposto que depois que comerem, vão pensar do mesmo modo que eu haha, um abraço a todos e até a próxima 0/

Ladurée Shopping JK Iguatemi

Av. Presidente Juscelino Kubitschek, n° 2041 – Itaim Bibi

Piso Térreo

São Paulo – SP

www.laduree.com

Fotos: Eduardo Graziano
Texto: Luis Paulo Carminatti

Anúncios

22 respostas para “Mais que Macaron, Ladurée !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: